Estratégia Jurídica de Representação Comercial - O Broker.



Dentre as diversas estratégias de representação industrial/comercial, está  o Broker. Tal objeto, na verdade, pertence mais à administração do que ao direito. Traçarei então dois limites para o post de hoje, penetrarei apenas nos aspectos jurídicos e dentre as várias estratégias possíveis, como venda direta e venda por distribuidores me aterei à figura do broker.

A palavra broker vem do idioma inglês e tem 3 significados: corretor, intermediário e agente. O termo já é muito comum no Brasil na área financeira e imobiliária mas na representação comercial é novidade.

A função do broker é distribuir os produtos dos representados, por exemplo, uma empresa broker se dedica a distribuir a produção de diversos fabricantes em várias regiões. Sua logística de distribuição e sua carteira de varejistas permitirão colocar no mercado uma gama de produtos, com vantagens para o representado, que  terá maior alcance de seus produtos a um custo de distribuição menor e para o representante, que disporá de um bom portifólio de produtos. Uma idéia  simples e antiga, e como toda boa idéia gera benefícios para todos.

O contrato de representação comercial deve ser firmado entre duas pessoas jurídicas e permite a cláusula "del credere", nesse caso o broker fica responsável pela adimplência de seus clientes.

A nova roupagem jurídica que a figura do broker traz às relações comerciais diminui a carga tributária incidente sobre as operações,  incrementando o lucro e possibilitando melhor preço do produto para o consumidor final.

6 Response to "Estratégia Jurídica de Representação Comercial - O Broker."

  1. Unknown Says:

    Olá,
    Achei interessante a matéria sobre Broker. Sou distribuidor e tenho interesse em alterar minha classificação para Broker. Qual cominho?
    Jeremias 47 988024361
    joinvillevendas2016@gmail.com

  2. Unknown Says:

    Gostaria de um modelo de contrato de Broker, tem como me ajudar?

  3. RAQUEL Says:

    Também gostaria de um modelo de contrato para broker, por favor, me envie por e-mail.

  4. Casamento de Silvia & Igor Says:

    Olá, tbm gostaria do modelo de contrato de broker, meu e-mail shmoraes2007@gmail.com, desde ja agradeço.

  5. ALISSON O KARRETEIRO Says:

    Boa Noite, estou precisando de um contrato no modelo BROKER, tem como me passar para alisson_121@msn.com

  6. Anônimo Says:

    Boa tarde, estou precisando urgentemente de um modelo de contrato de broker!
    Será que alguém pode me ajudar?
    Alguém conseguiu um modelo?

Postar um comentário